O Peso das Finanças na Saúde Emocional

Uma das causas mais comuns em crises de relacionamento e familiares é a má gestão financeira.

Um orçamento apertado, o endividamento, a falta de recursos financeiros, a falta de realização de projetos e sonhos pessoais, tornam-se uma fonte de stress gigantesca. Ou, vendo de outra forma, tornam-se um consumidor absurdo de energia.

Problemas relacionados às finanças consomem, não apenas a energia física do trabalho remunerado, mas a energia criativa, a intelectual, a moral e, principalmente, a energia emocional. E é aqui que as coisas se complicam, pois manter um alto nível de energia emocional é fundamental para lidar com todas as demais áreas da nossa vida.

Tenho duas informações importantes pra você, e vão te ajudar a equilibrar esse “orçamento emocional”:

Os relacionamentos dependem dessa energia, as nossas atitudes também. Então, quando as cobranças externas e internas acontecem, demandam essa energia e a consomem. Nesse caso a conta é simples, quanto mais gastamos nossa energia emocional com as questões financeiras, menos teremos para as outras áreas da vida, os relacionamentos, por exemplo.

Stress
1 – Admita que precisa de Inteligência Financeira

Todos temos um comportamento financeiro que é influenciado pelo nosso modelo mental. Temos crenças e valores associados as finanças, que nos afetam direta e indiretamente na hora de tomar decisões financeiras. Nossa história, formação, educação, eventos, etc., compõem dentro de nós um mapa comportamental que definem como lidamos com o dinheiro, por exemplo.

Ao admitir isso, você abre espaço para aprender sobre as finanças e, melhor ainda, sobre si mesmo. Para aprender sobre si mesmo, aqui no blog tem conteúdo bacana pra te ajudar.

Para aprender sobre Finanças tem umas dicas boas no youtube, como os canais: “Me Poupe!”, “O Primo Rico”, “Gustavo Cerbasi”, “Maiara Xavier”.

2 – Comece com o que está ao seu alcance

Toda caminhada começa com o primeiro passo. Por maior que seja o desafio, para vencê-lo é preciso começar. Então, não tenha medo de iniciar sua transformação.

Para dominar suas finanças, é muito importante que você tenha uma boa visibilidade, precisa notar claramente quanto você recebe e quanto você gasta.

Estou compartilhando com você uma planilha de Orçamento que uso pessoalmente há vários anos. Ela foi uma salvação para minhas finanças, quando eu não sabia nada sobre o que estava me colocando em situação tão ruim. Ela é super simples e me ajudou a mapear, organizar, ajustar e melhorar minhas finanças. Além de me ajudar a economizar energia emocional. Vale muito a pena!

PARA BAIXAR A PLANILHA E RECEBER OUTRAS DICAS DE EVOLUÇÃO PESSOAL
Download

Fiz um vídeo para te mostrar como funciona. Dá uma olhada.

https://youtu.be/vjGbHxoPq-I

Quer dicas exclusivas de Desenvolvimento Pessoal e Gestão de Relacionamentos? INSCREVA-SE
Rolar para cima